A sua Casa de Ração em Ilhabela
Guia Pet Agroilha
Aqui você encontra dicas e informações a respeito de cuidados e curiosidades sobre os animais de estimação... Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o seu bichano... Vale a pena investir na qualidade da relação entre você e seu bicho de estimação... traz outros valores para a nossa vida... Aproveite tudo aqui...
Guia para treinamento
Desde pequenos, a principal palavra que a maioria dos cães escuta é o famoso “não”. Ela é tão utilizada que, em alguns casos, pode deixar o cãozinho sem saber o que pode ou não fazer. É importante que o dono aprenda a utilizá-la de forma controlada e certa, para ampliar a sua eficácia.
Por isso, o uso da palavra não deve sinalizar apenas comportamentos indesejados. Por exemplo, o seu pet pega o chinelo e sai correndo pela casa. Se você for atrás dele, dando broncas, na tentativa de coibir o comportamento, o efeito pode ser o contrário. O cão, ao sentir que, com a atitude errada, ganhou atenção, pode fazer a ação mais e mais vezes.
Nesse caso, o correto seria falar “não” antes de o cachorro pegar o chinelo. Procure, também, não usar o nome do animal junto com o “não”.
Treinamento
Sente-se na frente do pet, coloque um petisco no chão e fale “não”. Você pode usar um borrifador de água quando o cão tentar pegar o petisco, interrompendo o ato antes que ele aconteça. Repita isso até que ele desista de pegar.
Quando você colocar o petisco no chão novamente e ele não tentar pegá-lo, dê a recompensa e elogie bastante. Você pode usar esse mesmo treinamento utilizando o chinelo ou outro objeto, por exemplo, avisando que ele não pode pegar o objeto e recompensando se ele não tentar.
Alimentos necessários
Hoje em dia seu animal de estimação também merece ser bem tratado e pensando nisso existem alimentos que não podem deixar de fazer parte do cardápio, regularmente, do seu cão ou gato. Aqui listamos alguns exemplos:
-
ácidos graxos insaturados
-
coadjuvantes da saúde bucal canina
-
absorventes de odores para animais de apartamento
-
aminoácidos funcionais
-
condroprotetores
-
clicosamina
-
fibras dietéticas
Obediência
Se você trata seu cão como filho é bom saber que ele não te vê como pai ou mãe, muito menos como ser humano. Ele lhe vê como outro cão e ele só quer saber que é o lider entre vocês dois. Sua genética só entende a linguagem da matilha. Para melhor convivência é bom conhecer este comportamento. O animal não deve ser tratado como um ser humano e o dono precisa aprender a se colocar como líder. Do contrário ele será comandado pelo seu cãozinho. Já pensou um Chihuahua comandando sua vida..???
Tipos de ração
Comum ($) – É o tipo de ração mais barata que você pode encontrar no mercado, e na maior parte das vezes, é de menor qualidade. O seu cãozinho precisa se alimentar com rações de fonte animal, nesse tipo de ração a fonte é natural, como, por exemplo, farelo de milho e de soja. Ou seja, não é o suficiente para suprir a demanda proteica que ele precisa. Em todo caso, a questão aqui não é qualidade, mas, sim, o preço. Sim, ela é mais barata.
Standard ($$) – É um tipo de ração balanceada com a qualidade da proteína reduzida. No geral, grande parte dos animais convive bem com este tipo de ração, entretanto, a quantidade de alimento que precisam ingerir para suprir as necessidades físicas e orgânicas é muito grande.
São produtos de qualidade, feitos por empresas de renome no mercado. Na composição da ração você encontra farinha de carne, gordura animal, glúten de milho.
Premium ($$$) – São produtos de primeira qualidade, portanto, mais caras que as anteriores. Aqui a fonte de composição da ração é animal, o que além de ser rica em proteína, também é mais digestível para o seu cãozinho e melhor para o funcionamento orgânico.
Como a proteína demora mais tempo para ser absorvida pelo organismo do animal, isso requer que o metabolismo trabalhe mais, então, a necessidade do consumo da ração passa a ser menor.
Aqui vale uma observação do custo x benefício!
Se este tipo de ração para cães é mais cara por causa da fonte de produção e, consequentemente, o animal passa a comer menos vezes durante o dia, talvez, matematicamente falando, você gaste menos. Pense nisso!
Super Premium ($$$$) – São mais caras que as demais e são 100% de origem animal. Quanto mais de origem animal for a fonte da ração, melhor será para a digestão do seu cãozinho, além disso, todos os conservantes utilizados nesta ração são de origem natural. Aqui vale a mesma regra das rações Premium, quanto mais proteína você oferece ao animal, menos vezes por dia ele terá necessidade de buscar mais fonte de energia.
Amor Verdadeiro
O vínculo especial que existe entre o homem e seu melhor amigo, o cachorro, é construído em um processo hormonal que é ativado quando ambos se olham. A relação homem-cachorro funciona de maneira semelhante ao que se dá entre mãe e filho, segundo um estudo publicado pela revista "Science". Uma equipe da universidade japonesa Azabu, comprovou que a troca de olhares entre o cachorro e seu dono dispara os níveis de ocitocina no cérebro dos dois. O hormônio é conhecido como "hormônio do amor" e é relacionado a padrões sexuais e à conduta paternal e maternal.
A ocitocina atua também como neurotransmissor no cérebro e tem um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança entre as pessoas. Para realizar esta pesquisa, os cientistas puseram vários cachorros com seus donos em um quarto e documentaram cada interação entre eles durante 30 minutos. Depois, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cães como na de seus donos e descobriram que o contato visual constante entre eles elevou os níveis do hormônio no cérebro de ambos.